domingo, 28 de julho de 2013

ALIMENTOS QUE AJUDAM NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Existem alimentos que são excelentes para prevenir vários tipos de doenças, além de existirem outros tantos que devem ser usados para o tratamento de doenças.


Os alimentos, além de nutrirem, podem ser funcionais quando consumidos como parte da dieta normal, pois produzem efeitos benéficos no funcionamento dos nossos órgãos.


OS ALIMENTOS FUNCIONAIS

São alimentos com características próprias, ricos em certas substâncias que são protetoras contra várias ameaças naturais à saúde física.

Estes alimentos podem atuar ao nível do sistema imunológico, que é o nosso sistema natural de defesas do corpo, podem também ter atividade antioxidante ou podem ser protetores naturais de doenças circulatórias e do coração.

ALIMENTOS COM PROPRIEDADES IMUNOLÓGICAS

Este alimentos melhoram a imunidade celular contra diferentes microrganismos e células doentes. Estão presentes nos alimentos vegetais, hortaliças, frutas, chás, trigo e peixes.

ALIMENTOS COM ATIVIDADE ANTIOXIDANTE

São os alimentos que protegem o organismo contra a oxidação provocada pelos radicais livres. Combatem várias doenças, como o câncer/cancro, doenças cardíacas, catarata e diabetes. Estes alimentos são ricos em vitamina C, zinco, vitamina E, betacaroteno. Estão presentes na cenoura, abóbora, brócolos, espinafre e tomate.

ALIMENTOS RICOS EM ÁCIDOS GORDOS POLI-INSATURADOS

São os alimentos ricos em ácidos gordos do tipo Ômega-3 e Ômega-6. Estas gorduras fazem parte das membranas celulares e podem prevenir as doenças do coração, ajudar a baixar os triglicerídeos e são reguladores da tensão arterial. Estão presentes nos peixes de água salgada e fria e também na semente de linhaça.

Agora vamos conhecer mais especificamente a ação de alguns alimentos na prevenção e tratamento de diversos tipos de doenças.

ALHO
É um alimento especialmente rico em enzimas protetoras. É conhecido como o melhor alimento para a cura de muitos problemas relacionados com o aparelho circulatório e coração, e nos problemas dos ossos, como no caso do reumatismo e artrite.

Na sua atividade, o alho tem as seguintes propriedades: ação antibiótica; pode ajudar nas infecções; ajuda a reduzir os níveis de colesterol; auxilia na circulação sanguínea; reduz a hipertensão arterial; protege contra vários tumores.

O ideal é consumi-lo cru na quantidade de 1 a 2 dentes ao dia, espremido ou esmagado, para liberação dos seus compostos.

AVEIA
Rica em vitaminas do complexo B e E, fibras e ácido linoleico. As suas funções são: controle do colesterol, pois ajuda a diminuir o LDL (mau colesterol); ajuda a retirar muitas toxinas do sangue; regula o trânsito intestinal; pode ajudar na redução da pressão arterial; as fibras ajudam a relaxar as artérias; colabora no combate da glicemia, diminuindo a absorção de glicose no sangue; induz à saciedade.

BRÓCOLIS / BRÓCOLOS
É um dos alimentos mais completos e nutritivos. Os Brócolis são ricos em antioxidantes, vitamina B, cálcio, ferro, zinco, ácido fólico e potássio.

Da sua atividade no organismo, destacam-se: atividade anticancerígena; rico em betacaroteno, protegendo os olhos contra a catarata; ajuda a evitar a anemia e a hipertensão; possui atividade antiviral e anti-ulcerativa; dificulta a sobrevivência da Helicobacter Pylori, a bactéria causadora da gastrite e da úlcera. Contém cromo, o que ajuda a regular o açúcar no sangue.

Procure comer brócolis na quantidade de 1 chávena, 2 a 3 vezes na semana. Não cozinhe demais para evitar a perda das suas propriedades. Prepare os brócolis "al dente" (não muito cozinhados) e de preferência no vapor. 

AZEITE
Rico em gorduras monoinsaturadas. Tem forte atividade antioxidante. 

Suas funções: diminui a incidência de doenças cardíacas e câncer; ajuda a aumentar a produção de HDL (bom colesterol); reduz a pressão arterial.

Use-o com moderação, pois é uma gordura de alto valor calórico, uma colher de sopa ao dia e escolha sempre o tipo extra-virgem.

Não use para fritar ao cozinhar, pois o calor destrói as propriedades terapêuticas e altera a sua qualidade.

IOGURTE
Sinônimo de saúde, o iogurte pode substituir a gordura em várias preparações culinárias. É um excelente alimento, rico em nutrientes e fermentos que possuem efeito terapêutico. O iogurte ajuda a tratar e evitar infecções gastrintestinais, renais e cardíacas; diminui o colesterol; auxilia na recuperação da diarreia; estimula a imunidade; age contra efeitos adversos de antibióticos.

Escolha, de preferência, iogurtes desnatados e beba 1 copo por dia. Para obter mais benefícios em sua saúde, não ferva o iogurte, pois o calor mata os fermentos úteis.

PEIXES GORDOS E LINHAÇA (Ômega 3)
As gorduras do tipo Ômega-3 possuem ação terapêutica e preventiva, principalmente em doenças cardíacas. 

Suas funções: ajuda a reduzir a pressão arterial; trata a artrite e o reumatismo; combate a psoríase e a dermatite; evita a formação de coágulos no sangue.

As fontes mais ricas de Ômega-3 são o salmão, arenque, atum fresco, sardinha, cavalinha.

O seu consumo deverá ser de 2 vezes na semana, na proporção de 120 g. Prepare-o grelhado, cozido ou ensopado, evitando a fritura.

CHÁ VERDE
Rico em vitamina K e polifenólicos antioxidantes. Este chá pode reduzir o risco de câncer/cancro; pode diminuir o risco de doenças do coração; age contra a coagulação do sangue e tensão alta; ajuda a prevenir cáries; ajuda a combater o vírus da gripe.

O ideal é consumi-lo pelo menos 1 vez ao dia.

TOMATE (Licopeno)
Possui carotenoides (licopeno) com forte função antioxidante contra radicais livres. 

Suas funções: age melhorando a imunidade celular; inibe a formação de tumores e age contra doenças das artérias. 

Consumir na proporção de um tomate grande ao dia, maduro fresco e em forma de molho, alternando ao longo da semana.

SOJA (isoflavona e saponina)
A soja é um alimento rico e com propriedades terapêuticas e nutritivas. Cada vez mais, os estudos sobre a soja apontam muitos benefícios na preservação da saúde, incluindo no tratamento da menopausa e nos problemas dos ossos, como na artrite.

A soja ajuda a diminuir doenças cardíacas, melhorando a relação das boas e más gorduras no organismo; é rica em fibras, o que ajuda no tratamento da obstipação e regula os níveis de glicose no sangue; pode reduzir os sintomas da menopausa, pois possui fito-estrogênios que atuam no corpo da mulher como se fosse estrogênio natural; por último, é um alimento rico em proteínas e minerais.

Consuma soja diariamente na quantidade de 60 g em forma de grão ou 200 ml em forma de leite de soja.

UVA, SUMO DE UVA E VINHO TINTO
Ricos em compostos fenólicos que estão presentes na casca vermelha e roxa escura (resveratrol, quercitina, taninos e flavonoides).

As uvas têm uma ação anti-cancerígena e anti-inflamatória; anti-coagulante e antioxidante, diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares.

Como no vinho tinto existe a presença de álcool que pode interferir no controle da doença, o melhor é ficarmos com a fruta ou o sumo, por possuírem os mesmos antioxidantes presentes no vinho.

BERINGELA
Auxilia na prevenção do câncer/cancro. Tem atividade como antidepressivo, analgésico, reduz o colesterol, estimula o sistema imunológico.




CEBOLA
Antialérgico, anti-inflamatório, antioxidante, ajudando a reforçar o sistema imunitário no combate aos tumores; é um bom laxante; ajuda no combate de viroses; reduz o colesterol; usa-se ainda no tratamento da asma e previne a catarata.




MAÇÃ
Previne doenças cardiovasculares, é antibiótico natural, é anti-inflamatório, fortalece as artérias e veias, é diurético, anestésico e expetorante.

É preciso levar em consideração que uma alimentação para ser equilibrada deve ser variada, podendo ingerir, pontualmente e por período curtos, alguns tipos de alimentos com mais frequência, para ultrapassar um problema.
Fonte: Dra. Paula Branco

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...