segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

ERVAS QUE AJUDAM A REJUVENESCER

Ao longo da história da humanidade, as ervas adquiriram uma relação muito grande com a medicina natural, ajudando a cura de muitas doenças e enfermidades. As técnicas para usá-las variam de cultura para cultura, mas uma coisa é consenso geral, utilizadas na medida certa e de forma adequada para cada situação, as ervas e chás podem fazer milagres.

Em contrapartida, igual como acontece com todo produto usado como medicamento para tratar do corpo, seja natural ou de laboratório, elas também devem ser utilizadas com o devido cuidado às dosagens e interações com outros medicamentos que por acaso possam estar sendo tomados pela pessoa. 

Outro ponto importante é conhecer bem o próprio corpo e ter consciência de que determinados problemas de saúde já adquiridos, sejam doenças agudas ou crônicas, também podem ser fatores de contraindicação para o uso de determinados produtos naturais. Saiba usá-los com moderação e ter consciência dos limites do seu corpo. 

Com relação ao rejuvenescimento, existem alguns chás e ervas que parecem possuir a qualidade especial de preservar uma boa energia e vigor físico, trabalhando contra os radicais livres. Hoje vamos conhecer um deles: o guaraná. 


GUARANÁ - ESTIMULANTE GERAL

O guaraná é um excelente estimulante geral do corpo, também antioxidante, antiviral e atua a nível bactericida, ajudando na recuperação de enfermidades e dando vitalidade ao corpo e sensação de bem estar. 

Ele acelera o metabolismo, por isso deve ser consumido pela manhã ou no início da tarde, porque se for consumido à noite poderá causar insônia, devido à sua ação energética (possui cerca de 4 vezes mais cafeína que o café). 

Justamente por este motivo, é indicado o seu consumo antes de atividades físicas intensas ou quando a pessoa sentir que fará algo onde haverá grande gasto de energia do seu corpo, pois ele acelera o metabolismo e dá energia, além de favorecer a queima de calorias e assim ajudar no emagrecimento.

O rejuvenescimento vem através do seu poder antioxidante, que combate os radicais livres que estão associados ao aparecimento de tumores e provocam o envelhecimento precoce. Os radicais livres também estão relacionados com as doenças cardíacas, com o Mal de Parkinson e com o Alzheimer. Assim, o guaraná ajuda a fortalecer o corpo através de um reforço dado ao sistema imunológico, que por sua vez é o responsável por prevenir o surgimento de doenças, como os vários tipos de câncer.

Cuidados

O guaraná não é indicado para pessoas que sofrem de hipertensão, devido à ação estimulante da cafeína sobre o sistema nervoso central, músculo cardíaco e respiração. 

O consumo fica contraindicado também para quem tem problemas gástricos, para gestantes e durante o período da amamentação. 

Outro ponto importante a considerar é que o consumo excessivo pode originar crises de ansiedade, inquietação, irritabilidade, palpitações e outros sintomas semelhantes, típicos de sobredosagem. 

Em resumo, todos os produtos que tenham efeito estimulante por possuírem cafeína, são contraindicados para quem sofre de insônia, hipertensão e gastrite, além de aumentarem os sintomas de quem sofre de depressão e ansiedade.

Não é por ser um produto natural que o guaraná não tem malefícios se for usado incorretamente. Por este motivo, é preciso seguir corretamente as indicações de todos os produtos que mexem com o nosso corpo, sejam naturais ou não. 

Sugestão de Preparo:
  • Pode ser usado diluído, na proporção de 3 gramas de guaraná em pó para 1 copo de água fria, suco ou chá.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...