domingo, 18 de abril de 2010

JOGO A.A.S.M. X CDP

É com grande satisfação que venho publicar nossa primeira vitória no Campeonato Nacional !!!!!!!!!!

Com placar final 0x3 (parciais 19x25, 14x25, 23x25), o jogo AASM x CDP foi emocionante do princípio ao fim. Nossas atletas mostraram em quadra toda a técnica adquirida nos treinos com Paulo Silva, assim como confiança e tranquilidade nos momentos mais críticos, nomeadamente na metade do 2º Set, quando a Académica de S. Mamede tentou uma reacção e se aproximou no placar, e também no início do 3º Set, que começou com vantagem de 5 pontos para as adversárias, mas que logo depois foi revertido novamente a nosso favor.

Quero aqui destacar a importância da capacidade de superação desta Equipa Feminina de Infantis, pois não é fácil encontrar equilíbrio e maturidade para superar situações desfavoráveis e transformá-las em situações favoráveis. 

Vale lembrar que nossas atletas têm faixa etária entre 13 e 14 anos, estando ainda em processo de formação da personalidade, e o desporto tem aqui um papel importantíssimo na evolução pessoal de cada uma, pois solidifica o carácter, o espírito de luta, a vontade de vencer, a capacidade de superar seus próprios limites em busca do crescimento, a disciplina e o controlo das emoções, enfim, o equilíbrio necessário para o desenvolvimento de um cidadão consciente, de um futuro profissional focado em objectivos, de um ser humano solidário (Fair Play) e justo.

Por isso, quero registar também o quanto é fundamental o apoio da família neste processo, dando condições morais e emocionais para que o atleta possa se dedicar ao desporto escolhido. Saber-se apoiado, sentir-se motivado pelos pais e familiares, receber compreensão, é de suma importância para o bom desenvolvimento do atleta. Por associação, torna-se fácil perceber que o mesmo procedimento aplica-se aos estudos.

Voltando ao nosso jogo do sábado, posso dizer que tivemos uma estatística muito boa para o conjunto das atletas. Quero apenas fazer alguns destaques muito justos, porque acredito que a motivação e o estímulo são imprescindíveis para formar vencedores.

Vou começar pelo 1º Set, onde jogaram a Beccas, Catarina, Inês, Maria, Rafa e Rita. Foi possível perceber o grande dinamismo em quadra das atletas, onde poucas bolas foram ao chão sem tentativa de resgate. Tivemos boas defesas em fundo de quadra da Beccas, a quem damos os parabéns por ter conseguido superar o jogo contra Gondomar, onde perdeu muitas bolas nesta posição. A Catarina, Ana Rita e Beccas conseguiram fazer bons remates (ataques), sendo que a primeira manteve-se como a mais ágil em quadra. Parabéns para Catarina, que poucas vezes considera uma bola perdida e vai em todas, conseguindo salvar muitas delas em situações difíceis. Tivemos bons serviços, como o da Beccas, que conseguiu fazer ponto directo a servir (vide vídeo). Importante também a movimentação em quadra da Maria, Rafa e Inês, formando um conjunto muito bom e de grande integração. Foi um Set muito dinâmico para ambas as equipas, partindo do princípio de que o 1º Set é sempre aquele em que uma equipa analisa e observa a táctica de jogo da outra, como também os pontos fortes e fracos, e onde, muitas vezes, é definido o placar final.

No 2º Set jogaram a Beccas, Catarina, Maria D, Rita, Rita CL e Rosinha. Sem dúvida nenhuma que o grande destaque deste Set foi o excelente serviço (saque) da Rita Castro Lopes, que conseguiu fazer cerca de 5 pontos quase seguidos. Cheguei a contabilizar nove serviços dela neste Set, o que significa que fizemos esta mesma quantidade de pontos quando ela estava a servir. Quero registar também os pontos de bola colocada que ela fez, provando que muitas vezes a "jogada inteligente" é a mais adequada para um determinado momento. É importante ter visão da quadra adversária para encontrar espaços vazios e colocar lá bolas que se transformarão em ponto feito. As atletas que não têm um remate ofensivo, podem e devem fazer uso desta excelente táctica de jogo. Aliar inteligência, técnica e força física é fundamental para o sucesso. Para finalizar a vitória neste Set, tivemos a Rosinha também com uma jogada inteligente de bola de segunda (vide vídeo), fechando nossa melhor parcial no jogo, 14x25.

No 3º Set tivemos a jogar a Inês, Luisa, Maria, Rafa, Rita CL e Rosinha. Este foi o dia das "bolas colocadas", das "jogadas inteligentes", nomeadamente neste Set pela Luisa, Maria e Rita Castro Lopes. Destaque especial para a Luisa, que vem evoluindo muito nos últimos jogos e que conseguiu fazer 2 pontos importantes com bolas colocadas em fundo de quadra. Além disso, vem apresentando mais movimentação e agilidade nos deslocamentos, vindo a tornar-se assim uma mais-valia importante para a equipa. Vale registar também a evolução da Maria, uma atleta muito calma, com um passe muito eficiente, boa estatura em rede e que agora também arrisca nos remates com bons resultados.
Esta equipa vem apresentando uma evolução muito grande no conjunto, mostrando que integração entre as atletas, afinidade pessoal com o treinador, assiduidade nos treinos, seriedade nos jogos, é a formação ideal para o sucesso.

Agora é só aproveitar o vídeo do jogo em nossa PÁGINA DE VÍDEOS e as fotos.

Parabéns a todas!!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...