quarta-feira, 28 de abril de 2010

JOGO ARCOZELO X CDP

Aconteceu neste domingo passado, dia 25 de Abril, nosso 2º jogo no Campeonato Nacional, contra a equipa de Arcozelo, com placar final 3x2.

Foi um jogo longo, emocionalmente desgastante, com 5 sets muito bem disputados por ambas as equipas. Iniciamos a ganhar de partida os dois primeiros sets, surpreendendo a equipa de Arcozelo com um bom desempenho das nossas atletas. Inclusive, a própria torcida de Arcozelo não acreditava no que estava a acontecer, uma vez que eu mesma cheguei a escutar vários comentários de um grupo de senhores que se encontravam próximo ao meu local de gravação do jogo. A cada ponto que o CDP fazia, eu escutava comentários como: "Elas não estão a jogar nada", "Vamos perder", "Como podem errar tanto?".

Mas infelizmente, justamente quando tínhamos 2 sets em mãos, iniciou-se um desentendimento entre a torcida do CDP e alguns jovens da torcida de Arcozelo, provocando tamanha tensão no ginásio, que tirou a concentração das nossas atletas no jogo. E pior, a falta de FAIR PLAY da torcida poveira, que revidou gritos e ofensas, acabou por provocar uma reacção espectacular da torcida de Arcozelo, que antes adormecida, calada e assustada com o placar negativo de 2 sets,  surgiu de repente muito forte e positiva a incentivar sua equipa a uma reacção idêntica.

Foram tantas palmas, gritos, tambores e incentivos, que Arcozelo conseguiu ganhar o jogo de virada, conquistando os 3 sets seguintes, apesar do grande esforço feito pelas nossas meninas e pelo Treinador Paulo Silva.

Usar de sabedoria não faz mal a ninguém, portanto fica aqui a lição de que "é prudente não provocar uma torcida adversária em sua própria casa, onde sempre são numericamente superiores a nós e onde estaremos sempre em desvantagem".  

Neste caso em particular, as únicas prejudicadas foram nossas atletas, que além de terem de ganhar um jogo difícil e complicado, com uma equipa que merece respeito pelos resultados que vem acumulando ao longo da época, ainda tiveram que lidar com o descontrole emocional de ambas as  torcidas, além da preocupação com os familiares e amigos presentes no local. 

O que poderia ter sido um jogo disputado e excelente de assistir, transformou-se em uma partida emocionalmente desgastante e de muita frustração.

Por tudo isso, gostaria aqui de parabenizar o excelente trabalho feito pelas nossas atletas nos dois primeiros sets que ganhamos, onde mostraram muita determinação, melhor técnica e poucos erros.

Considero que todos os erros cometidos depois foram muito bem justificados, uma vez que até atletas profissionais são influenciados pela torcida. Afinal, é de conhecimento de todos que é sempre mais difícil ganhar fora de casa, pela pressão exercida pela torcida adversária, e quase uma obrigação ganhar dentro de casa, pelo apoio recebido da nossa torcida. Se atletas profissionais se abalam relativamente com isso, por que não elas??

Acho que nossas meninas fizeram um bom trabalho, fizeram muito bem a sua parte, a tarefa que lhes cabia fazer. Infelizmente, foi nossa torcida que não fez a parte dela, por falta de tolerância e Fair Play.

Nós éramos os adultos, eles eram apenas adolescentes provocadores. Cabia-nos o auto-controlo e a maturidade para superar qualquer provocação, em respeito ao trabalho desenvolvido pela Equipa Infantil e pelo Treinador, em respeito a nossas filhas. O Fair Play deve começar na bancada, no exemplo que damos aos nossos filhos.

Até o próximo jogo. Com Fair Play, claro!!!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...