quarta-feira, 25 de agosto de 2010

MUDANÇAS NA NOSSA EQUIPA

Teremos mudanças na composição da nossa equipa para a próxima época 2010 / 2011, motivadas pela saída do Treinador Paulo Silva, do Clube Desportivo da Póvoa para o Ginásio Clube Vilacondense.

Nossas atletas, antes no escalão de Infantis, evoluem agora para o escalão de Iniciadas, mas infelizmente nem todas continuarão a fazer parte da mesma equipa. Algumas foram convidadas pelo treinador para fazerem parte de uma nova equipa no Ginásio Clube Vilacondense. As demais permanecerão a defender o Clube Desportivo da Póvoa.

Foi uma divisão muito sentida por toda a equipa, uma vez que grande parte destas atletas estiveram juntas desde o Mini Volei, sendo, além de colegas de equipa, também amigas de longa data.

Mas é importante ressaltar aqui que o futuro é único e individual para cada ser humano, portanto, cada um de nós tem o seu próprio destino, que pode estar ligado, ou não, ao destino de outra pessoa de quem gostamos.

Como exemplo, podemos citar um grande ícone português do desporto: Cristiano Ronaldo. Se ele, no início de carreira, tivesse recusado o convite de defender outro clube, e depois outro, e outro, apenas por não querer abandonar um amigo que não tivera a mesma oportunidade, seria o jogador de sucesso que é hoje? E quantos jogadores da nossa Selecção Nacional Masculina de Voleibol não defendem diversos clubes, inclusivamente em outros países, e vestem a camisola com profissionalismo e naturalidade? 

As oportunidades muitas vezes aparecem para uns e não aparecem para outros. Ninguém tem "bola de cristal" para advinhar o futuro com exactidão, apesar de existirem muitos "advinhos" no mundo a arriscar palpites de toda sorte. Se uma determinada escolha é a mais correcta ou não, é impossível de saber. Como tudo na vida, arrisca-se, porque pior é olhar para trás e ver que deixamos passar uma grande oportunidade de mudança, vindo a lamentar-se nos anos vindouros pelo medo de arriscar.

Da nossa antiga equipa, 7 atletas foram convidadas para o Vilacondense, mas ainda não temos confirmação se todas aceitaram a proposta. As convidadas foram: Ana Rita Novo, Catarina Alves, Inês Oliveira, Maria Arteiro, Rafaela Silva, Rebecca Adrião e Rosa Graça.

Destas, temos certeza de confirmação apenas da Maria Arteiro e da Rebecca Adrião. Quanto às demais, estamos na torcida para que decidam pela ida para o Vilacondense, de forma que possam continuar juntas neste trabalho de conquista por um título no Campeonato Nacional, iniciado na época passada. 

Para aquelas que ficaram no CDP, também estaremos torcendo para que tenham uma boa perfomance no Campeonato Nacional, lembrando que o importante é que a amizade continua sempre a mesma, independente da camisola que está sendo usada.

Afinal, AMIGAS TAMBÉM SÃO PARA SEMPRE.

Com relação ao APS também estaremos a promover algumas alterações em nosso design e conteúdo, uma vez que este blogue estará seguindo a equipa que vai para o Vilacondense, deixando de registar os eventos do CDP, pois não poderemos acompanhar simultaneamente as duas equipas.


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

VIDEO 3º SET - ARCOZELO X CDP (11X25)

Abaixo o 3º Set da nossa vitória contra Arcozelo na Fase Intermédia.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

VÍDEOS

Devido ao período de férias, deixamos de publicar alguns dos vídeos feitos durante nossa participação na Fase Intermédia do Campeonato Nacional. Para que nossa galeria de vídeos fique completa e considerando a existência do material, estaremos disponibilizando-os a partir de hoje, independente da nossa desclassificação e também do término da época.

O primeiro vídeo (abaixo) é o 2º Set do jogo Arcozelo X CDP, ocorrido em 05/06/2010, que ganhamos por 21x25.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O FUTURO DO JOVEM ATLETA

Cá estou novamente para fazermos juntos um pequeno treino mental acerca de como podemos aprender a conduzir nosso futuro, nossa carreira profissional, nossa vida pessoal. Logo de início, teremos que diagnosticar dentro de nós mesmos quais são os nossos sonhos reais, para podermos, a partir daí, trabalhar para concretizá-los.

Sonho, desejo, vontade, talento, vocação. Seja qual for a palavra usada, o significado quase que se torna o mesmo: aquilo que quero para mim, o que almejo ser ou ter.

Independente do que seja, é primordial que haja o mínimo de conhecimento, de educação, de cultura para que possamos iniciar um processo de conquista daquilo que é o nosso objectivo de vida. Ter apenas força de vontade e disposição não serão suficientes, pois muito além da conquista, lá na frente, existe algo muito mais difícil e que vai nos exigir muita mais capacidade: é a manutenção daquilo que conseguimos conquistar.

Quantos de nós já não ouvimos falar de algum grande atleta de renome mundial que, após um pequeno período de glória e destaque, desaparece completamente. 

Vamos pensar: Quem consegue bater um record mundial hoje, conseguirá mantê-lo amanhã? Quem hoje é eleito o melhor jogador do mundo, conseguirá sê-lo também no ano seguinte? Quem este ano é o atleta mais bem pago do mundo, manterá esta mesma posição no ranking dos próximos anos? Conseguirá ele multiplicar sua fortuna e saber gerir sua carreira, suas finanças e vida pessoal?

Este é um exercício mental válido para todas as esferas da vida, seja desportiva, seja empresarial. Para uma grande empresa se manter como a melhor no competitivo mercado globalizado do mundo actual, é preciso que no seu comando esteja um grande administrador.

Portanto, é preciso tentarmos ser bons administradores da nossa vida, dos nossos sonhos, da nossa carreira. Não se obterá isso de outra forma que não seja através dos estudos, do conhecimento, da cultura e da boa educação.

Não se descuidar dos estudos é tão importante quanto não se descuidar dos treinamentos técnicos. A educação deve seguir em paralelo ao desenvolvimento desportivo, mesmo considerando admitir-se uma certa flexibilidade em prazos para términos dos cursos ou nos horários de frequência.

É um erro fatal o jovem atleta achar que deve dedicar-se exclusivamente ao desporto, mesmo que possua um talento acima da média e que o futuro lhe pareça extremamente promissor. A educação, além de ser imprescindível para a manutenção do seu sucesso enquanto atleta, ajudará imenso a desenvolver a capacidade de concentração, de compreensão, de análise,  além do que apenas o conhecimento nos proporciona uma verdadeira lucidez nos momentos de "tomada de decisão".

Muitas vezes, o sucesso ou o fracasso dependem da nossa capacidade intelectual, do conhecimento que adquirimos nas salas de aula, das horas perdidas entre os livros, das dores de cabeça a resolver problemas matemáticos, ou a decorar momentos históricos, ou a aprender os princípios da Física.

Parecem coisas desnecessárias num primeiro momento para aquele que está a galgar rapidamente os degraus da fama e do sucesso, mas que farão falta lá na frente, quando precisar de conhecimento para administrar sua carreira desportiva ou para desenvolver uma outra carreira profissional após o término do desporto. O que muitos esquecem é que a vida desportiva é muita rápida e cedo acaba, pois a idade é factor decisivo para a manutenção de uma carreira nesta área. Anualmente aparecem outros atletas, cada vez mais novos, a entrarem no mundo desportivo e a concorrência é sempre grande. 

Não fosse apenas por estes motivos todos, com a educação adquirimos também uma formação como cidadãos, como seres humanos, pessoas conscientes dos seus direitos e deveres perante a sociedade em que vivemos.

No desporto, nada substitui o talento. Na vida em geral, nada substitui o conhecimento. Para o jovem atleta em formação, desenvolver seu "talento" e adquirir mais "conhecimento" devem fazer parte de seus sonhos e objectivos de vida.


quinta-feira, 5 de agosto de 2010

UM INCENTIVO A MAIS

Durante este período de férias estivemos sempre a pensar o que o futuro nos trará de novidades e mudanças. É um período para descansar, reflectir tudo o que passamos e analisar as perspectivas de futuro.

Como boas férias que são, estivemos com bastante tempo livre para colocar vários prazeres em dia: praia, piscina, passeios, sol, leitura. E entre tantas boas leituras para aproveitar, eis que recebemos uma valiosa prenda vinda do Brasil : um livro do Bernardinho (Bernardo Rocha de Rezende), técnico por excelência da Selecção Brasileira Masculina de Voleibol, intitulado "Cartas a um jovem atleta - Determinação e Talento: o caminho da vitória".

A prenda ideal para duas apaixonadas por voleibol como somos eu e a Rebecca, portanto, ratifico aqui nossa gratidão àquele que tão carinhosamente nos presenteou, proporcionando-nos um incentivo a mais nesta paixão pelo desporto.

Trata-se de um livro no qual Bernardinho, ao narrar suas experiências, oferece conselhos aos jovens atletas e técnicos a conquistarem ainda mais vitórias em suas vidas.

Não poderíamos, então, deixar de dividir com todos vocês um pequeno trecho do 1º capítulo: O BRILHO NO OLHAR.

"As pessoas apaixonadas trazem um permanente e cativante brilho nos olhos. Um atleta com essa intensidade no olhar revela paixão por aquilo que faz, pelo esporte que pratica. E essa paixão - ou seja, esse interesse, essa grande vontade de fazer - é um ingrediente fundamental para o sucesso. Vinda do fundo da alma, é sempre uma fulguração contagiante no olho do jovem atleta que, por tê-la, tem grandemente aumentadas suas possibilidades de realização esportiva. (...) Quando você se apaixona por um esporte, compromete-se de modo firme e intenso com os treinamentos, os companheiros, as responsabilidades da atividade. Isso transparece no olhar. (...) Sem paixão, ou seja, sem dedicação de corpo e alma, não se realiza com sucesso atividade alguma. Fazer com intensidade máxima deve ser o lema, o propósito, o pilar sobre o qual construir uma carreira.. Se você não tiver paixão, não vai conseguir, por mais talento que tenha, os resultados que pretende ou que esperam de você. A paixão dá origem ao sonho. Quem se apaixona sonha com grandes coisas. (...) Mas é importante que esse sonho seja o seu sonho, oriundo da sua paixão, e não a tentativa de realizar o sonho de outros, porque, neste caso, certamente haverá frustração.(...) É a paixão que vence as provações, as decepções, as desilusões, os sacrifícios. A vida dos grandes atletas é recheada de sacrifícios. (...) Temos de colocar o sonho numa perspectiva correta. Se você não sente prazer no processo de aprendizagem, nas longas jornadas de preparação, e só pensa na realização imediata, é provável que obtenha desengano, em vez de crescimento. O prazer, a paixão do caminho é que fará a satisfação da chegada."

Nada como estas palavras de um grande mestre na arte de formar e desenvolver atletas de alto desempenho no voleibol, participantes de competições de nível máximo, como Olimpíadas e vários campeonatos mundiais, para nos incentivar, estimular e motivar em busca dos nossos próprios objectivos de vida, sejam eles na vida desportiva ou pessoal. São palavras que caem bem em qualquer situação, pois são verdades de vida, provenientes da experiência pessoal de um homem que deve ser exemplo para todos os jovens que almejam alcançar um dia o seu próprio sucesso desportivo. Afinal, determinação e talento são o caminho da vitória.

Uma excelente leitura este livro.

Até breve !!!



FÉRIAS

Estamos em férias a aguardar o início da próxima época, quando provavelmente teremos mudanças e muitas novidades para publicar. 

Até lá estaremos fazendo alterações em nosso espaço, com algumas inovações de conteúdo e imagens, de forma a proporcionar aos nossos leitores o máximo de aproveitamento e satisfação durante o período em que visitarem o APS.

Esperamos, assim, revitalizar nosso espaço com muitas novidades, novo visual e novas perspectivas.

Aguardem e até breve !!!!!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...