quinta-feira, 5 de agosto de 2010

UM INCENTIVO A MAIS

Durante este período de férias estivemos sempre a pensar o que o futuro nos trará de novidades e mudanças. É um período para descansar, reflectir tudo o que passamos e analisar as perspectivas de futuro.

Como boas férias que são, estivemos com bastante tempo livre para colocar vários prazeres em dia: praia, piscina, passeios, sol, leitura. E entre tantas boas leituras para aproveitar, eis que recebemos uma valiosa prenda vinda do Brasil : um livro do Bernardinho (Bernardo Rocha de Rezende), técnico por excelência da Selecção Brasileira Masculina de Voleibol, intitulado "Cartas a um jovem atleta - Determinação e Talento: o caminho da vitória".

A prenda ideal para duas apaixonadas por voleibol como somos eu e a Rebecca, portanto, ratifico aqui nossa gratidão àquele que tão carinhosamente nos presenteou, proporcionando-nos um incentivo a mais nesta paixão pelo desporto.

Trata-se de um livro no qual Bernardinho, ao narrar suas experiências, oferece conselhos aos jovens atletas e técnicos a conquistarem ainda mais vitórias em suas vidas.

Não poderíamos, então, deixar de dividir com todos vocês um pequeno trecho do 1º capítulo: O BRILHO NO OLHAR.

"As pessoas apaixonadas trazem um permanente e cativante brilho nos olhos. Um atleta com essa intensidade no olhar revela paixão por aquilo que faz, pelo esporte que pratica. E essa paixão - ou seja, esse interesse, essa grande vontade de fazer - é um ingrediente fundamental para o sucesso. Vinda do fundo da alma, é sempre uma fulguração contagiante no olho do jovem atleta que, por tê-la, tem grandemente aumentadas suas possibilidades de realização esportiva. (...) Quando você se apaixona por um esporte, compromete-se de modo firme e intenso com os treinamentos, os companheiros, as responsabilidades da atividade. Isso transparece no olhar. (...) Sem paixão, ou seja, sem dedicação de corpo e alma, não se realiza com sucesso atividade alguma. Fazer com intensidade máxima deve ser o lema, o propósito, o pilar sobre o qual construir uma carreira.. Se você não tiver paixão, não vai conseguir, por mais talento que tenha, os resultados que pretende ou que esperam de você. A paixão dá origem ao sonho. Quem se apaixona sonha com grandes coisas. (...) Mas é importante que esse sonho seja o seu sonho, oriundo da sua paixão, e não a tentativa de realizar o sonho de outros, porque, neste caso, certamente haverá frustração.(...) É a paixão que vence as provações, as decepções, as desilusões, os sacrifícios. A vida dos grandes atletas é recheada de sacrifícios. (...) Temos de colocar o sonho numa perspectiva correta. Se você não sente prazer no processo de aprendizagem, nas longas jornadas de preparação, e só pensa na realização imediata, é provável que obtenha desengano, em vez de crescimento. O prazer, a paixão do caminho é que fará a satisfação da chegada."

Nada como estas palavras de um grande mestre na arte de formar e desenvolver atletas de alto desempenho no voleibol, participantes de competições de nível máximo, como Olimpíadas e vários campeonatos mundiais, para nos incentivar, estimular e motivar em busca dos nossos próprios objectivos de vida, sejam eles na vida desportiva ou pessoal. São palavras que caem bem em qualquer situação, pois são verdades de vida, provenientes da experiência pessoal de um homem que deve ser exemplo para todos os jovens que almejam alcançar um dia o seu próprio sucesso desportivo. Afinal, determinação e talento são o caminho da vitória.

Uma excelente leitura este livro.

Até breve !!!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...