sexta-feira, 11 de junho de 2010

DIFICULDADES - FASE INTERMÉDIA CAMPEONATO NACIONAL INFANTIS FEMININAS

Estivemos a efectuar algumas pesquisas de opinião sobre a Fase Intermédia do Campeonato Nacional de Infantis Femininas, nomeadamente junto aos Clubes participantes que tinham algum tipo de informativo próprio na Internet. 

Encontramos alguns comentários interessantes, que demonstram claramente o descaso da Federação para o com Voleibol de Formação, se não para com o Voleibol em geral de Portugal.

Para nós, do Blog APS, foi uma agradável surpresa perceber que nossa opinião é apoiada por alguns dos grandes clubes de Portugal, o que vem a significar que talvez, algum dia, a situação venha a mudar, já que é visível a insatisfação com que o assunto é conduzido actualmente.

Afinal, o interesse é unicamente fazer com que o VOLEIBOL DE PORTUGAL seja mais valorizado, mais competitivo, e que dê oportunidade a todos, sejam favoritos ou novos talentos. Mas, acima de tudo, que tenha credibilidade e que dê iguais oportunidades a todas as equipas, de forma justa, proporcionando condições para que a melhor equipa em quadra é que seja sagrada a vencedora. Política de bastidores e má qualidade da arbitragem podem prejudicar até a mais valorosa equipa.

Tivemos a imensa satisfação de ler a publicação abaixo no site do Vitória de Guimarães (http://www.vitoriasc.pt/), relativo à participação da sua equipa de infantis femininas na Fase Intermédia, que transcrevemos para conhecimento de todos, no intuito de mostrar a nossas atletas que não foram apenas elas a enfrentarem dificuldades ou injustiças. Serve isto como exemplo para Campeonatos futuros, ainda mais sabendo tratar-se de uma equipa com um excelente nível técnico, como é o Vitória de Guimarães.

"(....) As pequenas atletas do Vitória foram verdadeiras heroínas na forma como abordaram os jogos e como enfrentaram algumas adversidades. O jogo decisivo com o Leixões teve uma arbitragem a roçar o ridículo, sendo que, para um escalão de formação como este, foi vergonhosa a forma como actuou a dupla de arbitragem. Ainda assim, as vitorianas fizeram dessas contrariedades a sua força e bateram todos os adversários(.....) Aqui, para lá do bom jogo que realizaram e com um forte adversário (Leixões), o Vitória teve de bater-se também com uma arbitragem muito infeliz e que poderia ter colocado em risco todo o trabalho de uma época. Felizmente, as atletas, apesar da tenra idade, souberam enfrentar essas situações menos correctas e ter ainda forças e coragem para levar de vencida um forte e digno opositor."


Logo abaixo, transcrevemos a publicação feita pelo administrador do blog do LEIXÕES (http://www.voleibolformacaoleixoessc.blogspot.com/), também referente à participação da equipa de Infantis Femininas deles na Fase Intermédia:
 
"(....) Quem viu e acompanhou esta equipa desde o início da época, comprovou que as nossas atletas evoluiram em todos os aspectos, nunca sequer imaginaria que nós conseguissemos chegar a esta fase, em que nos batemos de igual para igual. Ficamos de fora, é certo mas saímos de cabeça erguida. Lutamos até ao final e isso foi o mais importante. Houve atitude, empenho, coragem, qualidade de jogo e união de grupo, tudo o que uma verdadeira equipa precisa(...)" 
 
Em sequência, segue um dos comentários feitos à publicação acima:
 
"Como simpatizante do Castelo, queria dar os meus parabens ao Leixões. Sinceramente estou admirado com a vossa evolução (.....) Nem acreditava que estava a ver um jogo, de voleibol, de infantis, em Portugal...  Infelismente foram eliminadas, mas tambem acredito que não é esta a melhor forma de apurar os Campeões nos diversos escalões. Mas isso tera que ser a Federação a mudar."

Esperamos, ao divulgar em nosso Blog estas informações de equipas tão bem conceituadas no Voleibol de Formação de Portugal, poder motivar nossas atletas a continuarem no excelente caminho que estão, sempre confiantes e, principalmente, conscientes de que as adversidades aparecem para todos, sejam experientes ou iniciantes, favoritos ou não.

Acreditamos que estes dois exemplos de superação das dificuldades e valorização do trabalho de uma época inteira, servem para mostrar que ter determinação e vontade de vencer são factores que fazem muita diferença na formação de uma equipa campeã.

Até breve !!!!

1 comentário:

  1. Relativamente a “A GRANDE QUESTÃO É...” o assunto parece-me simples: O Lamaçães ainda não tinha perdido com o Arcozelo e o Arcozelo ainda não tinha perdido com o Póvoa, acontecimentos normais numa fase eliminatória de jornada única em qualquer desporto, em que a pressão é maior e mais difícil de gerir.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...