segunda-feira, 7 de junho de 2010

FASE INTERMÉDIA - SURPRESAS, DÚVIDAS E FALTA DE "FAIR PLAY"

Nestes dias 3, 5 e 6 de Junho ocorreu a Fase Intermédia do Campeonato Nacional das Infantis Femininas, com uma participação brilhante das nossas atletas, que conseguiram ganhar 2 dos 3 jogos que teriam pela frente.

A grande surpresa desta Fase Intermédia ocorrida no Pavilhão do Lamaçães deveu-se ao próprio dono da casa: o LAMAÇÃES. Uma equipa composta por atletas muito altas e que apresentou um voleibol muito técnico e preciso, com ataques de ponta e de meio de rede, bloco sempre em prontidão e excelente defesa. Uma equipa segura, eficiente e inabalável em sua capacidade técnica e táctica. Este foi o Lamaçães que enfrentou o CDP (no dia 3) e Gondomar (no dia 5), mas que, para surpresa de todos os presentes ao Pavilhão do Lamaçães, em Braga,  perdeu para Arcozelo no Domingo dia 6 por um placar inconcebível de 3x0.

Porque consideramos 3x0 um placar inconcebível???? Se compararmos o voleibol perfeito que o Lamaçães apresentou nos dois primeiros jogos, contra o CDP e Gondomar, o que ele apresentou no Domingo diante de Arcozelo, poderia ser considerado, no mínimo, o de uma equipa iniciante mal saída do Mini-B.

Foi um show de erros grotescos e cómicos de recepção, serviços perdidos, atletas a atropelarem-se umas às outras no meio da quadra atrás de bolas fáceis e, o mais absurdo de tudo, foram penalizadas por não menos de 5 vezes por dois toques das passadoras (o básico).

Aquela chuva de velozes ataques de meio de rede feitos pelas atletas altas de Lamaçães (apenas nos jogos contra o CDP e Gondomar), aconteceram raras vezes contra Arcozelo e mesmo assim quase a errarem. Blocos? Também quase não existiram e os poucos que vimos foram feitos pela atleta mais baixa da equipa, a passadora. As temidas atletas altas desaprenderam a blocar da noite para o dia e a atacar também. A Treinadora, aparentando uma estranha calma, apenas eventualmente chamava a atenção de alguma atleta. Foi tudo tão fantástico que tornava-se inacreditável de se ver.

A GRANDE DÚVIDA É: foi Arcozelo, que já havia perdido para o CDP no sábado por 3x1, quem "aprendeu" a jogar de um dia para o outro a ponto de vencer a melhor equipa da série, ou foi o Lamaçães quem "desaprendeu" a jogar de um dia para o outro??? E desaprendeu tanto, que perdeu o jogo exactamente por 3x0, o placar que Arcozelo precisava para passar a frente do CDP em 1 set a mais, e assim chegar à Final Four. Para uma equipa com tanta técnica como o Lamaçães, não conseguir ganhar nem 1 único set contra Arcozelo é no mínimo humilhante e vergonhoso, já que Gondomar assim o fez, tanto quanto o próprio CDP, que inclusive conseguiu uma brilhante vitória sobre Arcozelo. 

Perguntamos então:

1º - Se Arcozelo não teve equipa suficiente para passar por 3x0 sobre a Póvoa e sobre Gondomar, como conseguiu fazê-lo diante do Lamaçães ???? Que milagre aconteceu ontem no pavilhão ??

2º - Quando ambos se enfrentarem na Final Four, também o Lamaçães jogará tão desinteressadamente mal quanto jogou ontem ??? Provavelmente não.

Com relação à Equipa das Infantis Femininas do CDP só temos a elogiar a coragem com que enfrentaram todas estas adversidades e por terem conseguido ultrapassar esta etapa atribulada do Campeonato e, principalmente, pelo excelente resultado final que trouxeram consigo.

PRIMEIRO JOGO (CDP X LAMAÇÃES - 0x3)
Nosso jogo contra o Lamaçães foi perdido por 0x3 (parciais 10x25, 8x25, 18x25), mas considero um resultado perfeitamente compreensível por dois motivos: 1º) por ser a primeira vez que nossa equipa participava do Campeonato Nacional e pesou aí o quesito "experiência". 2º) por estarem a enfrentar logo no primeiro jogo uma equipa forte (?), experiente (?) com muita técnica (?) e que tinha na base pelo menos umas 5 atletas acima de 1,80m.

SEGUNDO JOGO (ARCOZELO X CDP - 1x3)
Este foi o jogo de recuperação do CDP, que ganhamos de forma brilhante por 1x3 (parciais 25x11, 21x25, 11x25, 17x25). Iniciamos a perder o 1º Set, mas conseguimos uma virada impressionante nos Sets seguintes e fechamos o jogo com uma vitória precisa e emocionante. Não podemos deixar de dar um parabéns especial aqui para a Beccas, que equilibrou nossa equipa com sua presença a partir do 2º Set e ajudou imenso a concretização desta vitória. Seria injusto não fazê-lo. Parabéns também para toda a equipa, pois conseguiram fazer um grande exercício de superação e assim alcançar o objectivo de vencer Arcozelo.

Ponto negativo aqui para a falta de Fair Play do Treinador de Arcozelo, que chutou a bola de volei ao tecto do Pavilhão do Lamaçães durante o jogo e foi penalizado, muito justamente, com um cartão amarelo.

TERCEIRO JOGO (GONDOMAR X CDP - 0X3)
Enfim, no Domingo, enfrentamos a equipa de Gondomar. Precisávamos da vitória para passarmos à Final Four e assim conseguimos. Ganhamos de Gondomar pelo placar de 0x3 (parciais 24x26, 22x25, 16x25). Mas, infelizmente, devido ao surpreendente placar do jogo entre Arcozelo e Lamaçães (3x0), o CDP não passou adiante por ficar com 1set a menos na contagem geral. Neste jogo em especial, nossas atletas mostraram o que realmente é superação, porque entraram a jogar já cientes de que a Final Four estava perdida, mas ainda assim fizeram bem o seu trabalho e venceram o jogo.

Um parabéns especial para a Rafa, por ter encontrado o equilíbrio necessário para evoluir no jogo e fazer pontos de ataque, apesar da tristeza e decepção do momento. O mesmo serve para todas, que mostraram competência e me surpreenderam pela positiva.

Isto é um exemplo de comprometimento e seriedade, uma experiência que, com certeza, trouxe muita maturidade para elas e será responsável pela postura mais tranquila e segura que irão apresentar nos próximos torneios ou campeonatos que venham a participar.

Agora é voltar aos treinos e aguardar o que o futuro nos trará.

Em breve estarão disponíveis os vídeos dos jogos e a estatística, para assim podermos fechar esta época e iniciarmos outra, com novas esperanças e nova determinação. Só que desta vez com mais experiência e maturidade.

Agradecemos a presença de todos os pais, familiares e amigos que compareceram ao Pavilhão do Lamaçães para apoiarem nossa equipa. Ontem, mais do que nunca, foi importante este apoio.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...