quarta-feira, 23 de junho de 2010

NOVA ÉPOCA

Com o término do Campeonato Nacional, encerra-se também uma parte da nossa história, que aqui ficará registada para futuras consultas, mas que não deixará de fazer parte do passado. Assim como também ficarão para trás as perdas e os ganhos, as vitórias e as derrotas, as alegrias e as tristezas. 

Agora inicia-se uma nova página para todos aqueles que fazem parte do voleibol, com novas expectativas, novas formas de ver, analisar e administrar as situações, uma vez que acumulamos mais maturidade e experiência de vida.

Para aqueles que seguiram nosso blogue durante todo este período, agradecemos imenso a presença em nosso espaço. Como todo trabalho que é feito para o público em geral, sabemos que agradamos a alguns e desagradamos a outros tantos, pois como tudo na vida, temos plena consciência da sabedoria do ditado que diz: "não se pode agradar a gregos e troianos".

Tudo o que aqui escrevemos foi com a única intenção de que o voleibol evoluísse o máximo possível em Ética Desportiva e Fair Play. E assim continuará a ser. Nunca foi em busca de discórdias, conflitos ou desrespeito para nenhuma equipa dos outros clubes participantes, até porque também lemos publicações pouco agradáveis a respeito do CDP nos sites de outros clubes e, nem por isso, estes textos foram aqui transcritos, ou o facto tenha gerado algo mais do que uma leve insatisfação.  

Existe algo chamado "liberdade de expressão" que acredito deva ser respeitado, SEMPRE. 

As opiniões são diferentes, assim como as nações são diferentes, as pessoas são diferentes e devemos respeitar estas diferenças.  Se falamos, temos que aprender a ouvir. Se criticamos, temos que aprender a sermos criticados. Se ganhamos, temos também que aprender a perder. Ganha-se hoje, perde-se amanhã. Esta é a evolução normal da humanidade: aprender.  

Os blogues criados para acompanhar uma determinada equipa servem realmente para  "acompanhar o desenvolvimento de uma equipa", tão simples quanto isso. Não se trata de um torneio ou campeonato de blogues, onde um seja melhor que o outro ou, ainda, onde haja algum tipo de concorrência. Somos todos parceiros, é assim que entendemos ser. E como parceiros, caminhamos juntos. E como parceiros, dividimos opiniões. E como parceiros, comemoramos juntos a vitória do voleibol, e não apenas da nossa equipa.

Todas as equipas que participaram deste Campeonato estão de parabéns, até porque não devemos esquecer que são compostas por miúdas na fase da adolescência, que devem ser bem orientadas pelos adultos que são responsáveis por elas, sejam Treinadores, Pais ou Encarregados de Educação.

Com relação à equipa do Lamaçães, que sagrou-se Campeã Nacional, só temos a parabenizá-los pelo excelente trabalho que fizeram com aquelas miúdas. No entanto, queremos aqui esclarecer que, desde que as vimos jogar no primeiro jogo da Fase Intermédia contra o CDP que já tivemos a certeza de que tinham tudo (táctica e técnica) para serem as campeãs nacionais. Opinião que se fortaleceu no segundo jogo que realizaram contra Gondomar. 

Justamente pela excelente opinião que ficamos da equipa do Lamaçães, é que o terceiro jogo contra o Arcozelo, em que perderam por 3x0, nos surpreendeu e decepcionou, por tratar-se de uma equipa que, se tivesse que perder um jogo, seria por um placar renhido de 3x2, a nosso entender, mesmo a sofrer pressão de mata-mata. Pressão esta que foi repetida em grau mais elevado na Final-Four e superada facilmente pela equipa, pois o Lamaçães ganhou todos os jogos, saindo invicta no 1º lugar.

Ser o Campeão Nacional é muito justo para o Lamaçães, até porque sair invicto de uma Final-Four com o alto nível das outras equipas partipantes é um grande mérito.

Uma competição saudável é sempre muito bem-vinda, com respeito e muito Fair Play, tanto por parte das atletas, como também dos Treinadores e familiares.

Uma nova época está para chegar. Vamos aguardar as novidades e mudanças que trarão para todos nós.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...