segunda-feira, 18 de março de 2013

GRELHADOS MAIS SAUDÁVEIS

REGRAS BÁSICAS PARA FAZER UM GRELHADO SAUDÁVEL


Os grelhados - carne ou peixe - são muito populares e estimulam a fazer refeições ao ar livre, principalmente nas estações mais quentes do ano. No entanto, um bom grelhado não pode estar demasiado queimado por fora, nem cru por dentro. 

Quando os alimentos ficam queimados, dão-se complexas reações químicas que originam substâncias altamente prejudiciais ao nosso organismo, como os HAP (hidrocarbonetos aromáticos policíclicos), sendo que um deles, o benzopireno, é potencialmente cancerígeno. 

Em pequenas doses, estas substâncias não são muito perigosas, mas não custa estar atento e tomar algumas atitudes preventivas e cuidados essenciais, como procurar fazer os seus churrascos com carnes magras, já que a gordura ao cair sobre as brasas incandescentes liberta fumo rico em HAP. 

Sendo assim, devemos procurar não deixar que as chamas toquem nos alimentos que estão sendo grelhados. E, apesar da preferência de alguns pelos enchidos (alheiras, chouriços, linguiças, etc), eles devem ser evitados. No entanto, se você é do tipo apaixonado pelos enchidos e não consegue evitá-los no seu churrasco de forma nenhuma, procure pelo menos consumi-los em pequenas quantidades e poucas vezes.

Para tornar este tipo de refeição o mais saudável possível, crie o hábito de acompanhá-las com algum tipo de verdura e legume de sua preferência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...