segunda-feira, 10 de maio de 2010

JOGO CSJB X CDP (ESTATÍSTICA)

Aconteceu no Sábado, dia 08 de maio, nosso 4º jogo pelo Campeonato Nacional. Viajamos a Lisboa para enfrentar o Colégio São João Brito e conseguimos conquistar nossa 3ª vitória, com placar final 0x3, parciais 13x25, 19x25, 20x25.

Foi um bom jogo em termos técnicos para o CDP, onde nossas atletas conseguiram mostrar regularidade e equilíbrio em quadra, mas onde foi possível perceber também que ainda temos muito a evoluir em técnica, de forma a efectivamente mostrar um jogo mais ofensivo do que o apresentado neste Sábado.

Podemos usar como exemplo nosso 1º Set, que ganhamos por 13x25, onde tivemos 33 oportunidades de remate (ataque), mas que apenas 7 destas chances foram convertidas em ponto. Uma estatística muito elevada de pouco aproveitamento.

Só a Ana Rita teve 17 chances no 1º set; destas ela usou 4 em bolas de passe e 13 em remates, mas só conseguiu fazer 3 pontos em todas estas oportunidades. Por outro lado, a equipa do S. João Brito fez um jogo basicamente defensivo, com alto rendimento na defesa de fundo de quadra.

Assim, temos duas deduções a fazer:

  1. Ou ataque do CDP não foi suficientemente ofensivo, com bolas fáceis de defender pelo CSJB;

  2. Ou ataque do CDP foi ofensivo, mas a equipa adversária tinha melhor defesa (????)
Jogaram neste 1º Set a Beccas, Catarina, Maria, Maria D, Rafa e Rita. Nossas atletas conseguiram fazer efectivamente 14 pontos dos 25 desta parcial, ou seja, recebemos 11 pontos dos erros cometidos pela equipa adversária. Do nosso lado, também cometemos 11 erros neste Set, assim dos 13 pontos que o CSJB teve nesta parcial, fez apenas 2.

Nossos pontos feitos (14): sendo 6 serviços, 7 remates/passes, 1 defesa de rede.
Nossos erros (11): sendo 2 serviços, 3 remates/passes, 6 defesas.

Apesar das grandes oportunidades que a Ana Rita teve neste Set, a atleta com maior pontuação foi a Catarina, com 4 pontos de serviço e 3 de remate/passe, totalizando 7 pontos.

Comparativamente, no 2º Set, tivemos apenas 19 oportunidades de remate/passe, bem menos que o set anterior (33), no entanto, nosso rendimento foi melhor neste item, pois conseguimos fazer 9 pontos, divididos entre 4 atletas: Beccas (3), Rita (3), Inês (2) e Catarina(1). Estatisticamente, quem esteve mais em zona de ataque e recebeu mais bolas nesta função foi a Rosinha (9 oportunidades), mas nenhuma delas foi convertida em ponto.

Durante os 18 minutos de gravação deste set (veja vídeo na GALERIA), tivemos 12 pontos feitos, significando que a equipa do CSJB errou 13 vezes. Por outro lado, o CDP cometeu 18 erros. Considerando a pontuação deste Set (19x25), o Colégio S. J. Brito fez apenas 1 ponto de mérito próprio. 

Estas são considerações a serem analisadas com bastante atenção, diante do facto de que a equipa adversária passou o jogo inteiro em táctica defensiva, com poucas bolas rematadas. O que acontecerá então diante de uma equipa muito mais ofensiva e que também tenha boa defesa?

Nossos pontos feitos (12): sendo 3 serviços, 9 remates/passes.
Nossos erros (18): sendo 4 serviços, 6 recepção/passe, 5 defesas. 

As melhores pontuadoras foram a Beccas (3), Rita (3) e Inês (2). Mas quero registar aqui o facto de que a Rosinha, se tivesse conseguido um melhor aproveitamento nas oportunidades que teve nas zonas de ataque, teria ajudado imenso a subir estes dados, por se tratar de uma atleta com grande potencial ainda a ser desenvolvido. 

É factor relevante termos uma maior consciência da importância do aprimoramento nos remates, porque pontos de serviço só são feitos em equipas com pouca habilidade na recepção. Diante de uma outra equipa com melhor preparação, este alto número de pontos de serviço (11) possivelmente não existirá, portanto vai valer mesmo é o melhor ataque e defesa.

No 3º set jogaram a Fredy, Inês, Maria, Maria D, Rafa e Rosinha. Vamos nos basear apenas no nosso tempo de gravação desta parcial, onde tivemos 29 oportunidades de remate, que foram utilizadas da seguinte forma: em 23 delas foram feitos passe de bola colocada e apenas 6 foram realmente rematadas, com 5 pontos feitos. As maiores pontuadoras foram a Rosinha (4) e Maria Diniz (3).  

Finalizando, podemos verificar que acumulamos no total do jogo 81 oportunidades de remate, com aproveitamento de apenas 21 pontos feitos e 60 desperdiçados. Uma estatística preocupante, apesar do resultado final ter sido favorável ao CDP.

Agora, confiram os vídeos na GALERIA DE VÍDEOS e até o nosso próximo jogo, que será neste Sábado, dia 15, no Pavilhão do CDP, às 17:15h.

Até breve!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...